Introdução: A doença do vírus Corona 19 (COVID-19) foi responsável por várias mortes e problemas econômicos. Enquanto toda a fraternidade médica e cientistas estão dando o melhor de si para encontrar uma solução para conter esta pandemia mortal, há um interesse crescente em integrar outros terapias alternativas conhecidas em relação aos cuidados padrão. Este estudo tem como objetivo avaliar a segurança e eficácia da ozonioterapia (OT), como adjuvante ao padrão de atendimento (SOC).
Métodos: No atual estudo de controle randomizado, 60 pacientes com escore NEWS de leve a moderado foram incluídos em dois grupos paralelos (n = 30/grupo). O grupo intervencionista (OZ) recebeu insuflação retal ozonizada e auto-hemoterapia menor, diariamente junto com SOC, enquanto o grupo controle (ST) recebeu apenas SOC. As principais medidas de resultado incluíram alterações nas características clínicas, índice de oxigenação (SpO2), pontuação NEWS, reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR), marcadores inflamatórios, necessidade de cuidados avançados e perfis metabólicos.
Resultados: O grupo OZ apresentou melhora clinicamente significativa nas médias de todos os parâmetros testados em relação ao grupo ST. No entanto, a significância estatística foi observada apenas na reação negativa de RT-PCR (P = 0,01), alterações nos sintomas clínicos (P < 0,05) e necessidade de terapia intensiva (P < 0,05). Nenhum evento adverso foi relatado no grupo OZ, contra 2 mortes relatadas no grupo ST.
Conclusão: A TO quando integrada ao SOC pode melhorar o estado clínico e reduzir rapidamente a carga viral em comparação com o SOC sozinho, o que facilita a recuperação precoce e verifica a necessidade de cuidados avançados e mortalidade como demonstrado neste estudo. (Artigo na íntegra em inglês: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1567576920337681?via%3Dihub#s0005)





